CASA DE PEDRA

 

Uma Casa Talhada na Pedra e na Inovação

“Esta Casa guarda as memórias afetivas da minha pré-adolescência até minha juventude, ter vivido muitos anos nela, em meio a tantas rochas e diferentes formas de aplicação, nortearam minha trajetória no setor das rochas. A Casa de Pedra foi e é até os dias de hoje inspiração, ela representa o avanço do setor, e também a paixão do meu pai pelas rochas, paixão esta que herdei e que com muito orgulho, transmito hoje ás minhas filhas e em todos os trabalhos que desenvolvo no setor”.

Araciene Scaramuzza Pessin

Idealizada no final da década de 80, a Casa de Pedra foi um projeto sonhado por Aremildo Pessin e Lucilene Maria Scaramussa Pessin, meus pais. No início da década de 90, Aremildo Pessin executou a casa de pedra e sua inauguração ocorreu em 1993, marcando a história do setor de rochas capixabas ao propor novas utilizações para os mármores e granitos brasileiros.

Aremildo Pessin e família em 1994, recebendo a homenagem de Cachoeirense Presente.

Ao longo de sua trajetória, Aremildo Pessin foi agraciado com inúmeras honrarias pelas inovações que promoveu no setor, e a Casa de Pedra foi uma dessas inovações, que o permitiu inclusive ser agraciado com a Comenda Jerônimo Monteiro do Estado do Espírito Santo e com o título de Cachoeirense Presente.

No projeto Casa de Pedra inúmeros detalhes encantam e impressionam, as rochas de diferentes padrões cromáticos, com diferentes tipos de acabamentos de superfície e de borda compõe o projeto trazendo beleza, sofisticação e durabilidade ao projeto. Foram utilizadas rochas brasileiras de diversas partes do país, e demonstram com sua multiplicidade de cores e composições, que as rochas podem ser utilizadas no intuito de se complementarem dentro de um projeto.

Monumento “Destaque ao Amor” no jardim de entrada, poema de Aremildo Pessin que representa este monumento descrito no Livro “Casa de Pedra”

Além do comumente uso como revestimento, os mármores e granitos foram aplicados como estrutura, maior expressão deste uso está na escada suspensa no centro da residência, que no lugar de alvenaria, foi concebida apoiando-se rocha lapidada sobre rocha lapidada, usufruindo assim, além da beleza e da durabilidade, da resistência do granito como elemento estruturante no projeto.

Escada estruturada com pedra sobre pedra, utilizando a rocha ornamental como estrutura e revestimento, agregando assim beleza, utilidade e resistência através da rocha ornamental

As aplicações de rochas em monumentos posicionados em diversos pontos nos jardins da residência trazem nobreza e sofisticação ao projeto, além de mostrar que através das rochas podemos expressar e eternizar dons artísticos, perpetuando assim nossa história.

Monumento dedicado a Roberto Carlos, cantor cachoeirense que se consagrou na música brasileira, e a Rubem Braga, escritor e jornalista cachoeirense que teve reconhecimento nacional por suas crônicas

A Casa de Pedra encanta em diversos sentidos: na propositura de paginações geométricas no piso e de desenhos diversos nas paredes, nas molduras de portas e janelas com composição belíssimas de acabamentos sobrepostos, nas composições das rochas mesclando outros materiais como vidro, no uso da iluminação valorizando a translucidez dos materiais rochosos que possuem esta característica, e em outros muitos usos que impressionam e ornamentam este projeto.

Entrada da Casa de Pedra, mostrando detalhes que encantam e impressionam como a porta pivotante em granito maciço, guarda-corpo de varandas, pergolados, molduras, diferentes acabamentos de superfície e de espessura, mostrando que com as rochas temos possibilidades ilimitadas

Nos pergolados destaque para a forma como foram desenvolvidos, com o conceito do relógio de sol, e assim, tornam-se instrumentos de medição da passagem do dia pela observação da posição do sol, e que agregaram design e beleza na ornamentação da parte externa da residência.

Além de todos os avanços propostos, a Casa de Pedra ainda imortalizou o Tangram, quebra-cabeças chinês formado por sete peças e a partir do qual podemos formar milhares de figuras; este foi desenvolvido em granito em área da Casa destinada a um espaço de lazer representando as figuras de um pai e uma mãe aplicados nas paredes deste ambiente.

Na obra Tangran desenvolvida em granito, com meu querido pai Aremildo Pessin, sua alegria contagiante e seu entusiasmo sempre marcaram sua trajetória no setor de rochas e me inspiram no caminho das pedras

Por fim, e não menos importante, o uso dos maciços. Observamos portas de granito maciço em placas únicas de 4cm de espessura que funcionam a partir do sistema pivotante com forma leve e extremamente sofisticada. Tampos maciços trabalhados com diferentes acabamentos de borda, trazendo toda imponência da rocha para o projeto, além de toda pavimentação do jardim com uso de meios-fios maciços, calçadas em placas maciças, com trechos de corte regular e padronizados e trechos com formas orgânicas se misturando a beleza do imponente jardim; observamos ainda diversos bancos maciços que convidam para se apreciar toda a riqueza de detalhes do projeto, e ainda, observamos na revitalização da área de lazer, a incorporação de uma cascata de rochas lapidadas na piscina, composta de peças maciças encaixadas no intuito de trazer beleza e resistência ao fluir a água por entre as rochas.

Cascata com peças de diferentes padrões cromáticos, diferentes espessuras e acabamentos, mostrando a diversidade que a pedra nos permite na composição dos projetos arquitetônicos

A Casa de Pedra é mais que o sonho de um empresário do setor de rochas ornamentais, é o símbolo do avanço do setor de rochas capixaba, é o reconhecimento de que as rochas promovem a evolução do homem, e é a confirmação de que através das rochas, o homem eterniza seu trabalho, trabalho este hoje já imortalizado também nas páginas do livro “Casa de Pedra”.

A Casa de Pedra me inspira a buscar a ampliação do uso das rochas, a desenvolver novos produtos, a prospectar nossa história para que alcancemos novos horizontes e continuemos evoluir no setor de rochas ornamentais deixando nosso legado e marcando a história do setor capixaba de rochas ornamentais.

Araciene Pessin